
O que causa desordem de ATM?
A determinação do problema da ATM é muito importante porque é a causa que guia o tratamento. A artrite é uma das causas de sintomas na ATM. Ela pode resultar de uma injúria ou do bruxismo (ato de ranger os dentes) durante o repouso noturno. Outra causa pode ser o deslocamento do disco articular que em estado normal fica posicionado entre o côndilo e a fossa articular. Um disco deslocado pode produzir clique ou pulos, limitar o movimento da mandíbula, tanto na abertura quanto no fechamento. Uma perfuração do disco pode se desenvolver, que acaba produzindo um som de crepitação dentro da juntura durante o movimento da mandíbula. . Também existem outras condições como o trauma e a artrite reumatóide que podem causar a fusão óssea (anquilose) da ATM, fazendo com que a boca não seja mais movimentada.
O papel do cirurgião bucomaxilofacial:
Quando sintomas na ATM surjem, um Cirurgião Bucomaxilofacial deve ser consultado. Estudos de exames de imagens da articulação devem ser solicitados e uma referência à outros especialistas dentistas ou médicos ou fisioterapeutas deve ser feito.
Dor de ATM / Dor na Mandíbula
É uma pequena juntura localizada na frente do ouvido, onde o crânio e a mandíbula se encontram. Essa articulação permite que a mandíbula (arcada inferior) se mova. As desordens da ATM não são tão incomuns e têm uma variedade de sinais e sintomas.
Os pacientes podem se queixar de dor de ouvido, dor de cabeça (cefaléia), limitação na abertura bucal. Também podem relatar clique ou sons de crepiação dentro dessa juntura e sentem dor quando abrem e fecham a boca. O que deve ser determinado, obviamente é a causa.
Doença da ATM:
Dr. Renato tem significante experiência no tratamento das desordens da ATM em adultos e crianças. Dr. Renato usa uma abordagem multidisciplinar e tenta encontrar o melhor tratamento possível para cada paciente, geralmente trabalhando com especialistas no manejo da dor, neurologia e medicina física.
Diagnóstico:
Uma avaliação começa com a história médica para entender os sintomas relacionados às condições médicas. Um exame físico é realizado para determinar se o problema é causado somente pela ATM. Esse exame pode incluir a cavidade oral, cabeça e pescoço (incluindo os testes de mordida do paciente e mobilidade da articulação), um exame neurológico (usado mais frequentemente para pacientes com dor crônica e severa), raio x básico, tomografia computadorizada e imagem de ressonância magnética, quando necessária.

Mais informações
A ATM é uma articulação deslizante e é a mais utilizada do corpo humano. A porção arredondada da parte final da mandíbula é chamada de côndilo. A cavidade é chamada de fossa articular. Entre o côndilo e a fossa existe um disco formado de cartilagem que atua como uma almofada para absorver o estresse mecânico e permite que o côndilo se mova facilmente quando a boca se abre e se fecha. O estresse sobre a ATM pode desencadear dor nos músculos da face e do pescoço que é muito similar àquelas causadas pelos problemas da ATM isoladamente. Os pacientes afetados frequentemente apertam ou rangem os seus dentes à noite, causando espamos musculares dolorosos e dificuldade na movimentação da mandíbula. Os pacientes podem, também, experimentar uma combinação de problemas musculares e articulares. Esse é o motivo pelo qual o diagnóstico de desordens da ATM pode ser complexo e necessita de diferentes procedimentos diagnósticos.
O tratamento da ATM pode variar desde cuidados conservadores dentais e médicos até cirurgias complexas. Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode incluir curto período com antiinflamatórios não-esteroidais para dor e relaxamento muscular, placa de mordida ou splinterapia, e até o manejo do estresse. Geralmente, se o tratamento não-cirúrgico foi mal sucedido ou se há um dano claro na articulação, cirurgia pode estar indicada. A cirurgia pode envolver desde o reposicionamento do disco articular até mesmo reconstrução total da ATM através de Prótese. Uma vez que a desordem da ATM é corretamente diagnosticada, um tratamento apropria do pode ser estabelecido.